Adaptações - Sistema de Freios
Assim como nos outros sistemas, mostraremos as modificações no circuito de
freios do Jeep para a melhoria do sistema e aumento da segurança. Para isso,
vamos fazer as comparações entre o sistema original e o modificado, analisando
suas vantagens e desvantagens.
Circuito de freio Original
Na maioria dos Jeeps, o circuito original se assemelha ao
da figura ao lado, onde temos:
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Cilindro mestre simples |
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Quatro cilindros de roda |
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Tubulação |
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Freio a tambor nas quatro rodas |
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Cilindro Mestre
O circuito original não oferece a segurança devida a quem realmente utiliza
seu Jeep em trilhas, devido ao cilindro mestre ser simples, aonde apenas um
embolo é responsável pela pressão do sistema inteiro. Supondo que ocorra uma
falha ou vazamento neste cilindro, na tubulação ou até mesmo num dos
cilindros de roda, a probabilidade de se perder totalmente o freio é muito
alta.
É por isso que recomendamos a troca do sistema simples para o sistema de
circuito duplo, que consiste de um cilindro mestre com dois êmbolos
independentes e dois conjuntos de tubulação, um dianteiro e um traseiro.
Obs.: Atualmente, todos os veículos,
4X4 ou não vêm equipados com esse sistema. |
No caso de um dos circuitos apresentar problemas, o outro
continua atuante, garantindo assim a frenagem do veículo.
Para se tornar possível esta substituição, temos que mudar o
acionamento do sistema de freio (pedais de freio e embreagem) pois o
cilindro original do Jeep vai alojado ao lado do chassis, onde não seria
possível a colocação de um cilindro duplo. |
Circuito de freio modificado
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O melhor conjunto para esta adaptação é o do Opala, composto de conjunto
de pedaleiras, Hidro-vácuo e cilindro-mestre. O resultado da instalação pode
ser visto nas fotos 1 e 2.
Foto 1 - Conjunto de pedaleira |
Foto 2 Hidro-vácuo |
Cilindros de Roda
Os cilindros de roda são os responsáveis pelo movimento de
"abre-e-fecha" dos "patinhos" (suportes das lonas). Ao
receber pressão através do fluido, o cilindro de roda desloca os
"patinhos" para fora, contra a "panela" (tambor de freio),
gerando atrito e causando a frenagem da roda.
Neste sistema de lonas, as principais desvantagens são o aquecimento, que
causa perda de eficiência e o desgaste excessivo que ocorre quando submetido a
uma lamaçal, pois o barro tende a se depositar entre a panela e as lonas.
Estas são razões suficientes para que valha a pena a substituição por um
sistema de freios a disco, hoje já disponível em kits prontos tanto para as
rodas dianteiras quanto para as traseiras.
Existem outras formas de adaptação, por exemplo, usando o conjunto
disco/pinças do Landau. O disco tem a vantagem de ser ventilado e a desvantagem
de precisar ser torneado no miolo, para que seja possível sua instalação no
cubo das rodas dianteiras do Jeep.
A vantagem do uso desta pinça, é que ela possui quatro cilindros servos em
cada pinça, proporcionando uma frenagem mais eficiente e segura. Porém, para
sua instalação, é necessário se fazer um suporte especial. Recomenda-se a
instalação de disco ventilados apenas nas rodas dianteiras, visto que seu uso
nas rodas traseiras causaria o travamento das mesmas em qualquer frenagem,
provocando um descontrole do veículo. |