Dicas & Idéias Fotos & Relatos Planilhas & Roteiros Clubes & Associações Manutenção & Mecânica Curiosidades & Crônicas Fale Conosco

Cabos para guinchos

Apresentamos algumas dicas úteis para a melhor escolha do cabo de aço a ser utilizado em guinchos e em cabos de prolongamento.

  1. Quanto mais grossos forem os arames utilizados na confecção do cabo, maior será a resistência ao atrito; porém, ele terá menor flexibilidade.
  2. O miolo (alma) do cabo, tem a finalidade de permitir maior flexibilidade ao cabo, além de reter o lubrificante; ao ser tracionado, o cabo aperta esse miolo que atua como um coxim.
  3. Quanto às medidas, um cabo que tenha a especificação de 3/8 - 6x7, por exemplo, é construído com um diâmetro de 3/8 de polegada (+/- 10mm.) e 6 cordões com 7 fios cada um. No caso de ser de 3/8 - 6x24, o diâmetro total é o mesmo, porém ele é construído com 6 cordões de 24 fios cada um. São cabos do mesmo diâmetro, mas o de 24 fios é bem mais flexível que o de 7, pois os fios são bem mais finos. A resistência é a mesma.
  4. Os cabos de aço, podem ser encontrados com acabamento preto ou galvanizado; o processo de galvanização, é feito mediante imersão do cabo em um banho de zinco, a uma temperatura de +/- 400 graus, o que acaba alterando a têmpera dos fios de arame e reduzindo sua resistência em aproximadamente 10%, em relação ao cabo preto, na mesma medida. Como vantagem, protege o cabo contra ferrugem.
  5. A resistência de um cabo, se mede pela "CARGA DE TRABALHO" e "CARGA DE RUPTURA". A carga de trabalho é normalmente 1/4 (25%) da carga de ruptura.
  6. Para se ter uma idéia da diferença na Carga de Ruptura de vários cabos, vamos tomar um cabo de 3/8 (10mm). Confeccionado em Sisal, ele suportaria 630 kg. Em Polietileno, 1080 kg. Construído em Polipropileno, 1300 kg. Náilon cardado, 1650 kg. Náilon de Seda, 2.060 kg. E o cabo de aço, se rompe com 3.080 kg.
  7. Os cabos de aço, apresentam a seguinte carga de ruptura, em função de seu diâmetro:
    1/4 - (6mm) - 1.400 kg
    5/16 - (8mm) - 2.180 kg
    3/8 - (10mm) - 3.080 kg
    1/2 - (13mm) - 5.250 kg
    5/8 - (16mm) - 8.050 kg
  8. Outro aspecto importante para a conservação e para um bom rendimento dos cabos de aço é a correta colocação dos grampos (também chamados de clips) em suas extremidades. Observe que só há uma maneira correta de realizar esta operação, com a base do grampo colocada no trecho mais comprido do cabo (aquele que vai em direção ao outro olhal).
    Para cabos de diâmetro até 5/8" (16 mm) use, no mínimo, três grampos. Este número deve ser aumentado quando se lida com cabos de diâmetros superiores.

  9. Cuidado com nós! Nunca deixe que o cabo tome a forma de um pequeno laço (Observe a Fig.1). Ele é o começo de um nó, e por isso deve ser imediatamente desfeito. Com o nó feito (Fig.2), a resistência do cabo é reduzida ao mínimo.

  10. Lembre-se que se deve trabalhar um cabo usando somente 1/4 de sua carga de ruptura e que pode haver uma pequena variação nessa carga, devido a qualidade do material empregado por cada fabricante.

Anterior Acima Próxima

© 2001 - Universo Off-Road
Não é permitida a reprodução de fotos e textos deste site