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Resolvendo a instabilidade das rodas dianteiras (Shimmy)

Um dos problemas que acometem os Jeeps em várias situações. Caracteriza-se por uma oscilação violenta no conjunto de direção, com as rodas balançando de uma lado para o outro. Pode aparecer nas mais diversas situações, por exemplo apenas em determinada velocidade ou quando passamos por um buraco com a roda esquerda ou ainda quando passamos por uma lombada de exatos 5 cm de altura à 13,6Km/h.

Relacionamos aqui, as possíveis causas e suas soluções.

Consideraremos o sistema original. Em Jeeps com adaptações, cheque os itens correspondentes.

Calibragem dos pneus: Evidentemente devem estar corretamente e igualmente calibrados;
Alinhamento e balanceamento dos aros: Verifique se o aro não está empenado;
Rolamentos de roda: Levantar as rodas dianteiras e forçar com as mãos no topo e na base de cada pneu, para sentir se há alguma folga. Se houver, verifique inicialmente o ajuste do "encosto" do rolamento. Se estiver correto, desmonte e troque-o. Se a folga na roda persistir, troque os rolamentos dos munhões;
Alinhamento do sistema de direção: O único ajuste possível nos Jeeps é a convergência (entre 3/64" e 3/32").
Camber (1º30'), caster (3º) e inclinação do pino mestre (8º) são fixos e determinados pelo eixo.
Se o Jeep sofreu alguma pancada na região, faça uma verificação e, se houver problemas, considere a troca do eixo. Eventualmente pode-se ajustar o caster colocando calços na fixação do eixo;
Terminais de direção: Checar a ausência de folga em cada um deles. Lubrificar se necessário;
Folgas da direção: Para eliminar a folga vertical, devem ser retirados calços do rolamento superior. A folga no conjunto setor/sem-fim deve ser feita no parafuso de ajuste. Solte a porca-trava e gire o parafuso até sentir uma pequena resistência. Ajuste a folga e aperte novamente a porca-trava;
Jumelos e feixe de molas: Jumelos com folga causam shimmy. Troque as buchas, recomenda-se buchas de poliuretano.
Lâminas quebradas, grampos frouxos ou muito apertados e parafusos quebrados também podem ser a causa;
Amortecedores: O velho teste do "balanço" pode indicar amortecedores cansados ou travados;
Grampos do eixo: Verificar o aperto nos grampos que fixam o eixo.

Amortecedor de direção NÃO resolve shimmy. Sua utilização ameniza e "mascara" o problema.
Ele só deve ser instalado depois de resolvido o shimmy. O seu uso só se faz necessário em Jeeps com pneus grandes (acima de 31") ou com alterações no sistema de direção.

Para uma correta instalação do amortecedor de direção, sugerimos trocar as duas barras entre os munhões e o braço de direção por uma única barra conectando os dois munhões, com um terminal duplo na ponta esquerda, onde se coloca uma outra barra ligada ao terminal de direção. O amortecedor deve ser colocado preso ao eixo e à barra inferior, que liga os dois munhões.

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