Dicas & Idéias Fotos & Relatos Planilhas & Roteiros Clubes & Associações Manutenção & Mecânica Curiosidades & Crônicas Fale Conosco

Jipeiro adora lama. Mas não pode ser porco

Uma boa trilha custa cinco longos dias de espera para chegar até o fim-de-semana e não tem nada pior do que dar de cara com um monte de lixo espalhado pelo caminho.

Parece incrível, mas ainda tem gente que acha que qualquer lugar é melhor do que o conhecido cesto de lixo para abandonar o que não se quer mais. Acostumados com a santa figura materna que passa recolhendo tudo o que esses bebezões de outrora jogam a torto e a direito, nos locais onde a coitada não está presente, é aquela festa. Ou melhor, vira mesmo é fim de festa.

Aquela "paradinha para saciar as necessidades alimentares", componente quase que obrigatório para toda trilha é sempre muito agradável. Um churrasquinho aqui, um refrigerante ali, uma bolachinha acolá...sem falar no sanduichinho caprichosamente embalado em filme plástico, nas barras de chocolate e nas latas de conserva. Papo vem, papo vai, supridas as devidas necessidades, é hora de levantar acampamento. Não custa nada recolher as tralhas (todas elas, bem entendido) e colocá-las devidamente embaladas em sacos apropriados para serem jogadas no lixo - afinal, foi fácil carregar tudo na ida, por quê então reclamar para levar o pouco que restou de volta?

E essa história do tipo "deixa que a Natureza absorve tudo" é pura balela. Alguns materiais, principalmente os sintéticos, podem levar até um milhão de anos para se decompor. Só para ter uma idéia, veja o tempo médio de decomposição de alguns tipos de lixo:

Papel: 2 semanas a 6 meses
Corda: 3 a 4 meses
Tecidos de algodão: 1 a 5 meses
• Outros tecidos: de 6 meses a 1 ano
Meia de lã: 1 ano
Vara de bambu: 1 a 3 anos
Cigarros: 2 a 5 anos
Chiclete: 5 anos
Madeira pintada: 13 anos
Nylon: mais de 30 anos
Metal: mais de 100 anos
Latas: de 100 a 500 anos
Plásticos: 450 anos
Vidro: 1 MILHÃO DE ANOS
Borrachas: tempo INDETERMINADO

É este o tipo de herança que você espera deixar para os seus filhos?

 Anterior Acima Próxima

© 2000 - Universo Off-Road
Não é permitida a reprodução de fotos e textos deste site