Dicas & Idéias Fotos & Relatos Planilhas & Roteiros Clubes & Associações Manutenção & Mecânica Curiosidades & Crônicas Fale Conosco

Mini Guia do Jipeiro Durango Kid (4)

Apresentação

1º Estágio - Você ainda não tem grana para comprar seu próprio 4x4

2º Estágio - Você está quase comprando um jipe

3º Estágio - Você agora tem um jipe, mas falta grana para equipá-lo

O Niva agora é seu e você está pronto para encarar as trilhas. Pera lá, meu amigo! Uma simples e barata revisão cai muito bem, aliás, essa revisão é ótima para evitar que as caixas caiam pelo meio do caminho. Como fazer, então? Para início de conversa, pode desmarcar aquele final de semana na praia com seu broto! Tudo o que você vai ver é graxa, suor e lágrimas. Lágrimas? Bom, depois de alguns dias de trabalho braçal no "novo" carango, recomeçar a labuta do dia-a-dia é duro!

Tudo preparado? Os vizinhos, mesmo torcendo o nariz, concordaram com a "mechânica" na garagem? E sua gatinha, entendeu a dispensada? Ela não só concordou como até se ofereceu para dar uma forcinha?! Perfeito! Agora é só deixar a bicicleta pronta para "correr atrás" daquela pecinha que sempre falta e mãos à obra. Com ferramentas e beijinhos, parafusos e palavras de apoio, um novo jipe está pronto para nascer. 
Todos os parafusos devem ser checados e apertados. O óleo do motor e o das caixas e diferenciais, trocados. A velha e quase arrebentada correia da bomba d'água tem seu lugar certo no lixo. As velas de ignição... Hummm, ainda estão boas, né? Aqueles pneus velhos e carecas podem dar lugar a novos lameiros. Ainda não balanceados, eu imagino. Esta parte fica para o mês que vem, senão, fica apertado para encher o tanque. Agora sim, "tudo" certo!

Quase! Nunca se esqueça que um jipe é como um filho adolescente. Te dá muitas alegrias e "alguma$ decepçõe$". Por isso, guarde, sempre que possível, uma graninha para as eventuais necessidades: refazer um motor de arranque, trocar um filtro de ar ou de gasolina, substituir uma buchinha aqui outra acolá etc. Só não caia na tentação de entrar no cheque especial, por causa daqueles amortecedores Rancho que te indicaram. Para você ter uma idéia, um par de amortecedores pressurizados de boa qualidade (Nakata, por exemplo) está saindo a R$70,00.
E se quebrar na trilha? Você pode ter certeza de uma coisa, isso faz parte da brincadeira, afinal, nenhum jipe é indestrutível! No entanto, dois motivos levam um jipe a quebrar numa trilha: falta de manutenção e exageros. Portanto, se você deu uma geral antes de encarar a trilha e está pegando leve, fique tranqüilo. Qualquer coisa, desça do jipe antes de passar por algum obstáculo que você ache difícil. Do lado de fora do carro, as dificuldades são sempre bem mais fáceis de serem transpostas. A propósito, de todos os equipamentos que um jipe pode ter, o tow-bar (barra de reboque escrita de forma chique) é simplesmente fundamental. Com ele, caso seu carango se recuse a voltar para casa andando, é só engatar em outro 4x4 e pronto!

Outra coisa fundamental em trilhas é a técnica, mas ela só é adquirida com o tempo. Portanto, mais uma vez, pegue leve no pé! Na maioria das vezes (90% das situações), tentar passar na grosseria é coisa de quem não tem técnica. Contudo, tem horas que o acelerador precisa falar mais alto. Para saber se essa hora chegou ou não, preste atenção nos outros. Se alguém conseguiu passar na tranqüilo, aquele é o jeitinho certo de fazer a coisa.

Quanto custa a brincadeira

Anterior Acima Próxima

© 2001 - Universo Off-Road
Não é permitida a reprodução de fotos e textos deste site